quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Dicas para diminuir a queda de pelos em gatos e cachorros
Um animal saudável faz a troca de pelos duas vezes por ano: na primavera, quando surgem pelos curtos e finos, e no outono, quando a pelagem fica comprida e grossa, para que o animal suporte o frio. Quando o bicho fica mais velho, também é natural que o pelo caia.
Fique de olho. A queda é algo preocupante quando é resultado de alguma doença, como problemas hormonais, alergia, sarna ou até ração errada.
Escove com regularidade
Seu bicho vai adorar. Primeiro, escove contra os fios, para tirar os pelos mortos; depois, no sentido normal, para dar brilho. Isso não diminui a queda, mas tira de vez os pelos já soltos.
Escolha uma boa ração
Nada de dar sobras de comida para o seu animal. Compre uma ração de qualidade. Se seu animal tiver alergia, tenha ainda mais cuidado. Já existem no mercado algumas marcas de ração especiais para bichos alérgicos ou para melhorar a pelagem.
Visite o veterinário
Se você perceber qualquer anormalidade no seu bicho, como manchinhas vermelhas, coceiras, pulgas e carrapatos, leve-o ao veterinário. É sempre bom cuidar logo para que o problema não se agrave. Dificilmente os coitadinhos irão reclamar, porém se o fizerem é porque o caso já estará bem agravado.
Hora do banho
Seu animal vai chorar e fugir, mas você não deve desistir. Cães devem ir para o chuveiro a cada 15 dias. Os gatos podem ficar mais tempo sem ducha, mas vale a pena investir em um banho periodicamente. Eu pessoalmente dou banho na minha gatinha uma vez pro semana, assim rapidinho ela aprendeu que isso é necessário, porém uma dica é dar banho sempre com água morna/quente para que seu animalzinho não passe tanto frio. No inverno devemos levar em consideração o estado de sujeira do animal e deixa-lo sem banho o maior tempo possível, principalmente para gatos.
Retirado de: http://www.showdogsupersite.com/featx.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Conte-nos o que pensa sobre este assunto...