quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como configurar o Java / JDK no Windows 7 (seven)?

Compartilhar
Olá pessoal,

Esses dias formatei e instalei o Windows 7 64 bits para o irmão da minha namorada, foi assim que o problema surgiu, já que antes ele utilizava o Windows XP, nunca havia acontecido esse tipo de problema. que é na compilação do java. Exemplo: "javac alomundo.java".
O erro era o seguinte: "error while writing alomundo: alomundo.java <Acesso Negado>"

Tentei de tudo, coloquei as linhas de comando (mais abaixo tem como configurar as linhas do CLASSPATCH, JAVA_HOME e Patch) que vários sites indicavam nas "configurações de sistema" e nada de funcionar. Foi assim que descobri, era a coisa mais simples, sendo que não encontrei em nenhum site especializado, porém esse erro estava acontecendo simplesmente porque os arquivos não possuíam permissões necessárias para o compilador (javac) gerar o ".java" na pasta do Java.

Como se tornar proprietário de arquivos?

Você deve dar as permissões de Administrador para os arquivos do Java, isso deve ser suficiente, porém  recomendo que de as permissões herdando as pastas e subpastas para não restar nenhuma dúvida de qual arquivo foi liberado ou não.

Quem precisa apenas configurar o JDK (pois já efetuou o acesso total como administrador para os arquivos do Java e mesmo assim não funcionou), segue abaixo um vídeo fácil e rápido para colocar a linha de comando no local correto.



Para quem não conseguiu acompanhar o vídeo, segue abaixo a explicação:

Windows 7 (Seven): Clique com o botão direito em Computador > Configurações avançadas do sistema > Variáveis de Ambiente

Windows XP: Clique com o botão direito em Meu Computador > Propriedades > Avançado (aba) >Variáveis de ambiente

Crie/edite as variáveis do sistema:



JAVA_HOME: informe  <diretório da instalação do JDK>, por exemplo C:Program FilesJavajdk1.6.0_24
Path: informe <diretório da instalação do JDK>bin, por exemplo C:Program FilesJavajdk1.6.0_24bin (se existirem outros diretórios cadastrados, inserir no início e separar por ponto-e-vírgula)
CLASSPATH: informe <diretório da instalação do JDK>libtools.jar, por exemplo C:Program FilesJavajdk1.6.0_24libtools.jar

Para verificar se a instalação e configuração foram realizadas com sucesso, abra um prompt de comando (prompt do DOS) e digite a instrução: "java -version" (versão do JAVA) ou "javac -version" (versão do compilador), conforme a figura abaixo:


Espero ter ajudado!


Se gostou ou tem alguma dúvida, comente e tentarei resolver o seu Problemão! ;)


Curta-nos no Facebook! Siga-nos no twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-nos o que pensa sobre este assunto...